Esta ópera foi composta pelo francês Georges Bizet (1838-1875) a partir da história do novelista Prosper Mérimée. O libreto foi elaborado por Henri Meilhac e Ludovic Halévy. A ópera é cantada em francês e se passa em Sevilha (Espanha) na época de 1820. A estréia aconteceu em 1875.
Os principais temas desta história são: amor, paixão, sedução, ciúmes, moral e a morte. o cabo Dom José (tenor) e a cigana Carmen (soprano) formam o casal principal, Micaela (soprano) é uma jovem camponesa apaixonada por José e Escamillo (barítono) o toureador que se apaixona por Carmen. Na história alguns triângulo amorosos se formam, Carmen-José-Micaela e José-Carmen-Escamillo, e dão o colorido do drama.
O PRIMEIRO ATO começa em uma praça na cidade. De um lado existe uma fábrica de cigarros e do outro um quartel da guarda. Micaela entra na cena perguntando aos guardas por Dom José (cabo). Morales (um oficial) a convida para entrar e esperar por ele, já que logo deve chegar. Os soldados tentam fazer com que ela fique, mas a jovem se desvencilha e sai correndo. Na troca de guarda, Dom José chega e logo Morales conta sobre a jovem que foi lhe procurar. José pensa em Micaela. Os guardam começam a falar sobre as cigarreiras que trabalham ao lado e são conhecidas por paquerarem muito. Dom José conta que não repara nessas moças e admite amar Micaela. Ao soar do sino da fábrica, as mulheres ocupam a praça, todos perguntam por Carmen. A sedutora cigana chega e canta a famosa ária "Habanera", na qual diz que o amor é como um pássaro rebelde que ninguém pode aprisionar, seu amor é livre e sem lei assim como uma cigana deve ser. Dom José se mostra desinteressado pela cena e não dá muito bola. Nisso, Carmen ao terminar sua canção joga aos pés dele uma rosa. Todos voltam ao trabalho. Dom José fica sozinha, pega a flor e diz que Carmen deve ser uma feiticeira. Neste momento, Micaela entra em cena dizendo que tem notícias de sua mãe, começa então um lírico dueto entre os dois, eles cantam sobre as recordações da infância e do lar. O cabo pede que Micaela transmita a sua mãe a mensagem de que ele está arrependido de seus erros e que espera que ela sempre lembre dele. Micaela sai de cena e Dom José anuncia para si que vai se casar com Micaela, seguido de angústia ao lembrar da feiticeira Carmen e sua flor. O desordem na fábrica chama a atenção de todos, é Carmen e Manuelita que estão brigando. Um grupo acusa a cigana e outros acusam Manuelita de ter começado. Zuniga (capitão) pede que Carmen conte o que aconteceu. Com petulância ela diz que isso ficará guardado com ela e que nenhuma tortura a fará revelar o que houve. Zuniga ordena que ela seja presa e Dom José deve amarrá-la. Na famosa "Seguidilla" ela tenta conquistá-lo mais uma vez, e o cabo num momento de paixão se declara para ela, como que hipnotizado. Ele a desamarra. Carmen consegue se desvencilhar dos guardas e sai correndo e gargalhando!
O SEGUNDO ATO começa em uma taberna com ciganos e contrabandistas, dançarinos seguem a música cigana e Carmen puxa a eletrizante canção cigana "Les tringles des sistres tintaient". Zuniga (capitão) também está na taberna e conversando com Carmen revela que Dom José foi libertado (ele foi preso depois do incidente com a cigana no primeiro ato). Ouvem-se os gritos do povo aclamando Escamillo (o toureador) que chega na cidade. Zuniga convida Escamillo para entrar no bar e todos iniciam a famosa Canção do Toureador. Escamillo parece se interessar por Carmen, e começa a flertar com ela. A cigana rebate suas investidas não demonstrando interesse. O toureador se retira. As ciganas Frasquita, Mercedes e Carmen se juntam aos contrabandistas Dancairo e Remendado num animado quinteto, "Nous avons en tête une affaire", cantam sobre a importância da cooperação das mulheres nos roubos e trapaças. Carmen é a única das ciganas que se recusa a ajudar os contrabandistas, confessando que está apaixonada por Dom José. Todos ficam abismados. Ouve-se a voz do cabo a distância e Carmen fica animada, o recebe alegremente e começa a dançar sedutoramente para Dom José, mas os clarins tocando a distância chamam a atenção do rapaz. É um chamado do quartel e ele precisa voltar, a cigana fica irritada e os dois começam uma briga. Então Dom José tira de seu casaco a rosa que Carmen lhe jogou (primeiro ato) e começa a famosa ária "La fleur que tu m'avais jetée". Carmen continua a atormentá-lo dizendo que se ele a amasse mesmo não voltaria para o quartel, mas a seguiria para as montanhas onde ambos viveriam livres. O cabo diz que não suportaria a deserção e, apesar da fúria de Carmen, se prepara para sair rumo ao quartel. Zuniga (capitão da guarda) chega no bar e Dom José o desafia para a lutar (também pelo amor de Carmen). Os contrabandistas entram em cena e desarmam Zuniga. Carmen convida seu amor para juntar-se a eles, e Dom José, sem escolhas, aceita com pesar a proposta dos contrabandistas.
O TERCEIRO ATO começa com uma bela música. No acampamento dos contrabandistas em uma montanha, eles cantam sobre os perigos dessa vida e a importância de estar preparado para tudo. Dom José tristemente conta a Carmen sobre sua mãe, uma mulher boa e valente que ainda pensa que ele é um homem honesto. Carmen, mais uma vez se irrita, e diz que ele deve ir embora, o que deixa o rapaz mais irritado com a sugestão de separação. Em outro momento, Carmen começa a ler sua sorte através da cartas, "En vain pour éviter les résponses amères", ela canta sobre seu trágico destino: sua morte e depois a de seu amado. Frasquita e Mercedes juntam-se a Carmen cantando um emocionante trio. Os contrabandistas cantam novamente sobre como evitar os guardas e saem. Micaela entra em cena a procura de Dom José e na ária "Je dis que rien ne m'épouvante" demonstra determinação em terminar sua tarefa. Ela se esconde e vê Dom José quase acertar um homem que se aproximava do acampamento. É o toureador que diz estar a procura de Carmen, por quem está apaixonado. Num dramático dueto "Enfin ma colère" se preparam para duelar. Carmen chega e detém Dom José que está prestas a ferir Escamillo, o toureador agradece a cigana e convida a todos para uma tourada em Sevilha. Dom José está cheio de ciúmes. Remendado encontra Micaela escondida, ela implora para que Dom José volte com ela. A jovem conta que a mãe do rapaz chora sem parar e reza para que o filho volte para ela, está para morrer. Sarcástica a cigana diz para ele ir embora, o que deixa Dom José mais uma vez irritado. O rapaz resolve ir embora com Micaela para ver sua mãe e diz ameaçando Carmen que eles voltarão a se encontrar.
O QUARTO ATO começa no clima da tourada, numa praça em frente a arena de Sevilha. Todos saúdam Escamillo quando ele entre com Carmen pelo braço. Os dois iniciam um dueto amoroso, "si tu m'aimes, Carmen". Dom José aparece entre a multidão, Carmen e ele ficam sozinhos em cena. Ele diz que veio para implorar por seu amor, ela o desdenha e diz que tudo está acabado entre eles. Num dueto dramático, essa cena se repete, ele dizendo de seu amor por ela e ela o rejeitando. A cigana diz que nasceu livre e assim morrerá. Violentamente o rapaz pergunta se ela está apaixonada pelo toureador. Carmen tenta se desvencilhar dele mas não consegue, ela diz que a mate ou deixe-a passar. Ela então tira o anel que ele lhe deu e joga no chão, Dom José com muita raiva corre em sua direção e esfaqueia a cigana no coração. A multidão entra em cena e todos olham horrorizados para o Dom José diante do corpo de Carmen. Então, ele diz que foi ele quem a matou, que ele a adorava.
O TERCEIRO ATO começa com uma bela música. No acampamento dos contrabandistas em uma montanha, eles cantam sobre os perigos dessa vida e a importância de estar preparado para tudo. Dom José tristemente conta a Carmen sobre sua mãe, uma mulher boa e valente que ainda pensa que ele é um homem honesto. Carmen, mais uma vez se irrita, e diz que ele deve ir embora, o que deixa o rapaz mais irritado com a sugestão de separação. Em outro momento, Carmen começa a ler sua sorte através da cartas, "En vain pour éviter les résponses amères", ela canta sobre seu trágico destino: sua morte e depois a de seu amado. Frasquita e Mercedes juntam-se a Carmen cantando um emocionante trio. Os contrabandistas cantam novamente sobre como evitar os guardas e saem. Micaela entra em cena a procura de Dom José e na ária "Je dis que rien ne m'épouvante" demonstra determinação em terminar sua tarefa. Ela se esconde e vê Dom José quase acertar um homem que se aproximava do acampamento. É o toureador que diz estar a procura de Carmen, por quem está apaixonado. Num dramático dueto "Enfin ma colère" se preparam para duelar. Carmen chega e detém Dom José que está prestas a ferir Escamillo, o toureador agradece a cigana e convida a todos para uma tourada em Sevilha. Dom José está cheio de ciúmes. Remendado encontra Micaela escondida, ela implora para que Dom José volte com ela. A jovem conta que a mãe do rapaz chora sem parar e reza para que o filho volte para ela, está para morrer. Sarcástica a cigana diz para ele ir embora, o que deixa Dom José mais uma vez irritado. O rapaz resolve ir embora com Micaela para ver sua mãe e diz ameaçando Carmen que eles voltarão a se encontrar.
O QUARTO ATO começa no clima da tourada, numa praça em frente a arena de Sevilha. Todos saúdam Escamillo quando ele entre com Carmen pelo braço. Os dois iniciam um dueto amoroso, "si tu m'aimes, Carmen". Dom José aparece entre a multidão, Carmen e ele ficam sozinhos em cena. Ele diz que veio para implorar por seu amor, ela o desdenha e diz que tudo está acabado entre eles. Num dueto dramático, essa cena se repete, ele dizendo de seu amor por ela e ela o rejeitando. A cigana diz que nasceu livre e assim morrerá. Violentamente o rapaz pergunta se ela está apaixonada pelo toureador. Carmen tenta se desvencilhar dele mas não consegue, ela diz que a mate ou deixe-a passar. Ela então tira o anel que ele lhe deu e joga no chão, Dom José com muita raiva corre em sua direção e esfaqueia a cigana no coração. A multidão entra em cena e todos olham horrorizados para o Dom José diante do corpo de Carmen. Então, ele diz que foi ele quem a matou, que ele a adorava.
Referências:
"As mais famosas Óperas por Milton Cross - Mestre de Cerimônias do Metropolitan Opera". Editora Tecnoprint Ltda., 1983.
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