Quando assisti uma ópera pela primeira vez, em DVD, mal sabia que foi essa produção de La Traviata que lançou definitivamente a cantora Angela Georghiu para a fama.
Romena, nasceu em 1965 na cidade de Adjud, começou os estudos de canto lírico cedo, aos 14 anos, e graduou-se na Universidade Nacional de Música e Bucharest (Romênia), teve como mestre Mia Barbu. Já foi casada com um tenor francês super conhecido, Roberto Alagna. Já gravou diversos CDs e DVDs e se apresenta nos melhores teatros do mundo. Soprano, se destaca nos papéis de Violeta (La Traviata) Mimi (La Bohème), Adina (L´elisir de Amore) e Julieta (Romeo e Julieta). É interessante comentar que apesar da idade avançando não observei mudanças em seu repertório, como acontece com muitas cantoras. Desde jovem ela canta os mesmo papéis, com pequenas variações. Comentam que como pessoa ela tem um gênio forte e não gosta de óperas com produções modernas.
Georghiu para mim é uma cantora elegante, com um timbre diferenciado, que demonstra uma enorme facilidade para cantar e também uma potência incrível na voz, interpreta sem grandes exageros mas conserva certa paixão e desenvoltura. Nunca a assisti ao vivo, tenho somente a experiência em DVD e CDs. Quem tiver a oportunidade, acho que seria incrível. Já presenciei o clima de excitação e frenesi momentos antes de uma cantora "de peso" subir ao palco, certamente é uma experiência única.
Realmente acho sua voz diferente da maioria, talvez seja assim com essas cantoras que ficam para a história, há algo característico na voz delas que as diferenciam das demais. A técnica é necessária e imprescindível, mas certamente, são as diferenças e as singularidades que tornam uma voz inesquecível!!
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário